COMO O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PODE IMPACTAR A SAÚDE MENTAL E O BEM-ESTAR DOS TRABALHADORES?

Autores

  • Lília Bittencourt Silva Centro Universitário Social da Bahia – UNISBA, Salvador, BA
  • Laila Leite Carneiro Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA
  • Ivandilson Miranda Silva Centro Universitário Social da Bahia – UNISBA, Salvador, BA

Resumo

O processo de inovação nas organizações, nas suas diferentes fases, seja ela a fase de intenção (invenção de uma possível mudança), de processo (execução de uma proposta de mudança) ou de resultados (adoção da mudança) (Lin, Yeh & Hug, 2012) gera impactos que devem ser considerados na avaliação do seu sucesso. Entretanto, os impactos deste processo de inovação têm sido mais comumente discutidos em termos macro-organizacionais, levando em conta aspectos como o alcance da redução de custos, o aumento do desempenho organizacional, a melhora da satisfação e da produtividade, possibilitando uma cultura de aprendizagem flexível e criativa (Gallego, Rubalcaba & Hipp, 2013).

Pouca atenção tem sido empregada em analisar como a cultura voltada para a inovação organizacional constante tem impactado a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores (Bryson, Dale-olsen & Barth, 2009; Huhtala & Parzefall, 2007). Considerando que o trabalhador deve estar no centro das decisões e ações organizacionais, interessa observar como essas novas formas de funcionamento da organização estão atingindo a saúde psicológica dos trabalhadores.

Como ainda são escassas as pesquisas empíricas que se dediquem diretamente a esta discussão sobre as relações entre processo de inovação, saúde mental e bem-estar do trabalhador nas organizações, este ensaio propõe algumas reflexões, com base nas produções científicas desenvolvidas em cada uma destas temáticas separadamente, sobre como elas podem estar relacionadas, sugerindo, assim, possíveis linhas de investigação futuras na área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lília Bittencourt Silva, Centro Universitário Social da Bahia – UNISBA, Salvador, BA

    Professora Doutora, UNISBA

  • Laila Leite Carneiro, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA

    Professora Doutora, UFBA

  • Ivandilson Miranda Silva, Centro Universitário Social da Bahia – UNISBA, Salvador, BA

    Professor Doutor, UNISBA

Downloads

Publicado

25-03-24

Como Citar

COMO O PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES PODE IMPACTAR A SAÚDE MENTAL E O BEM-ESTAR DOS TRABALHADORES?. (2024). Revista Ensino, Educação & Ciências Exatas, 3(Edição Especial). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/ensinoeducacaoeciencias/article/view/1635