BARREIRAS PROFISSIONAIS: O CASO DAS MADRES COMUNITÁRIAS COLOMBIANAS
Resumo
Neste caso para ensino analisamos as atividades docentes de uma Madre Comunitária (MC)
colombiana. Quase 70% da educação infantil da Colômbia é realizada nesse modelo onde a
casa da professora é o local em que as aulas acontecem. O caso objetiva avaliar as
dificuldades impostas às mulheres de baixa renda ao realizar seu trabalho dentro da própria
casa. Foi baseado em entrevistas com uma MC, na observação direta detalhada de seu
trabalho realizado na “casa escola” e em documentos regulamentadores da profissão
disponíveis no site oficial do governo colombiano. Avaliamos a identidade profissional
docente, a divisão sexual do trabalho e semelhanças do trabalho das MC com mulheres de
baixa renda no Brasil e América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.