BARREIRAS PROFISSIONAIS: O CASO DAS MADRES COMUNITÁRIAS COLOMBIANAS

Autores

  • Márcia Nogueira Amorim
  • Carolina Maria Mota Santos

Resumo

Neste caso para ensino analisamos as atividades docentes de uma Madre Comunitária (MC)
colombiana. Quase 70% da educação infantil da Colômbia é realizada nesse modelo onde a
casa da professora é o local em que as aulas acontecem. O caso objetiva avaliar as
dificuldades impostas às mulheres de baixa renda ao realizar seu trabalho dentro da própria
casa. Foi baseado em entrevistas com uma MC, na observação direta detalhada de seu
trabalho realizado na “casa escola” e em documentos regulamentadores da profissão
disponíveis no site oficial do governo colombiano. Avaliamos a identidade profissional
docente, a divisão sexual do trabalho e semelhanças do trabalho das MC com mulheres de
baixa renda no Brasil e América Latina.

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Biografia do Autor

  • Márcia Nogueira Amorim

    Doutora em Administração PUCMINAS, área de Pessoas, Trabalho e Sociedade; Mestre em Epidemiologia
    pela UFMG; Gestora e Consultora Educacional.

  • Carolina Maria Mota Santos

    Professora do PPGA da PUCMINAS. Coordenadora do NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos
    Humanos e Relações de Trabalho

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Publicado

06-09-22

Edição

Seção

Temas Livres