Conceito de cientificidade na conceituação e reflexões do envelhecimento: narrativas pertinentes
Palavras-chave:
Idoso., Intervenção., Prevenção e promoção social.Resumo
O objetivo deste estudo foi resgatar conceitos relevantes para atuação do processo de envelhecer, por meio de inferências relativas ao conceito de cientificidade. Destaca-se, que sem a pretensão de esgotar as temáticas abordadas, mas tentar diminuir as desigualdades em relação ao envelhecimento, especialmente aquelas pessoas menos favorecidas inseridas nas diversas esferas da sociedade. Em destaque se reforçou a criação de políticas públicas eficazes e adequadas no sentido básico de atendimento e acolhimento, como observado na atenção primaria a saúde ao idoso. Nisto ressalta-se o conceito de urgência para a temática de modo a minimizar a fragmentação do cuidado, o estigma social e garantir os direitos básicos para a pessoa idosa. Ainda sugere-se que estudos futuros devem abordar os aspectos do envelhecer com maior atenção e importância, especialmente aspectos os quais versem por iniciativas e práticas efetivas, tais como a importância das inter-relações nesta fase da vida. A literatura tem apontado diferentes iniciativas neste sentido, porém se observar entraves os quais dificultam ações realmente eficazes, tal sugestão é premissa nas diretrizes apresentadas por diversas organizações internacionais como fundamentais no processo de envelhecer.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.