Conceito de cientificidade na conceituação e reflexões do envelhecimento: narrativas pertinentes
Parole chiave:
Idoso., Intervenção., Prevenção e promoção social.Abstract
O objetivo deste estudo foi resgatar conceitos relevantes para atuação do processo de envelhecer, por meio de inferências relativas ao conceito de cientificidade. Destaca-se, que sem a pretensão de esgotar as temáticas abordadas, mas tentar diminuir as desigualdades em relação ao envelhecimento, especialmente aquelas pessoas menos favorecidas inseridas nas diversas esferas da sociedade. Em destaque se reforçou a criação de políticas públicas eficazes e adequadas no sentido básico de atendimento e acolhimento, como observado na atenção primaria a saúde ao idoso. Nisto ressalta-se o conceito de urgência para a temática de modo a minimizar a fragmentação do cuidado, o estigma social e garantir os direitos básicos para a pessoa idosa. Ainda sugere-se que estudos futuros devem abordar os aspectos do envelhecer com maior atenção e importância, especialmente aspectos os quais versem por iniciativas e práticas efetivas, tais como a importância das inter-relações nesta fase da vida. A literatura tem apontado diferentes iniciativas neste sentido, porém se observar entraves os quais dificultam ações realmente eficazes, tal sugestão é premissa nas diretrizes apresentadas por diversas organizações internacionais como fundamentais no processo de envelhecer.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.