O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação

Autores

  • Tchirine Meckideche

Palavras-chave:

Currículo Escondido, Zanka, Pré-Escolarização, Cultura, Sociedade

Resumo

O artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.
A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tchirine Meckideche

    Universidade de Argel, Argélia; Argélia

Downloads

Publicado

19-12-22

Edição

Seção

Temas Livres