O curriculum escondido. Um revelador da interface cultura - educação

Autores/as

  • Tchirine Meckideche

Palabras clave:

Currículo Escondido, Zanka, Pré-Escolarização, Cultura, Sociedade

Resumen

O artigo propõe uma análise de resultados de um estudo observacional realizado na Argélia evidenciando os curricula escondidos presentes nas práticas reais de seis educadoras de dois jardins de infância na cidade de Argel, assim como as atitudes e práticas educativas das famílias face esta fase de idade que, na falta de pré-escolarização, está autorizada a ir brincar “fora”, na “zanka” ou rua-espaço de jogo.
A hipótese geral da reativação pelos professores de estratégias ligadas a códigos referenciais sociais que regulam as relações pais-crianças no ambiente familiar foi corroborada por esses dados observacionais, mostrando a interface entre cultura e educação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Tchirine Meckideche

    Universidade de Argel, Argélia; Argélia

Publicado

19-12-22

Número

Sección

Temas Livres