O sofrimento na infância e a psicanálise
Palavras-chave:
psicanálise, infância, angústia, sofrimento na infância, clínica infantilResumo
O sofrimento humano é o objeto de trabalho da psicanálise. Muito ja se publicou sobre o sofrimento humano adulto, porém, o sofrimento na infância ainda é de difícil discussão, não apenas pela falsa idéia popular de que a criança é ingênua e inocente, portanto não sofreria, quanto pelo fato mesmo de ser um tema complexo em sua teorização e na direção clinica. O sofrimento na infância, apesar de ser objeto de busca por parte de profissionais que trabalham com a criança, ele é muito pouco teorizado.
A proposta do artigo é formalizar o sofrimento na infância a partir da teoria da angústia lacaniana, tomando o quadro da angústia (o afeto que não engana) em suas varias vertentes (emoção, embaraço, sintoma, inibição, passagem ao ato, acting aut, turbação) para que tanto o sofrimento na infância fique melhor teorizado, como sirva de direção para o atendimento clinico com a criança.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.