O sofrimento na infância e a psicanálise

Authors

  • Cláudia Mascarenhas Fernandes

Keywords:

psicanálise, infância, angústia, sofrimento na infância, clínica infantil

Abstract

O sofrimento humano é o objeto de trabalho da psicanálise. Muito ja se publicou sobre o sofrimento humano adulto, porém, o sofrimento na infância ainda é de difícil discussão, não apenas pela falsa idéia popular de que a criança é ingênua e inocente, portanto não sofreria, quanto pelo fato mesmo de ser um tema complexo em sua teorização e na direção clinica. O sofrimento na infância, apesar de ser objeto de busca por parte de profissionais que trabalham com a criança, ele é muito pouco teorizado.
A proposta do artigo é formalizar o sofrimento na infância a partir da teoria da angústia lacaniana, tomando o quadro da angústia (o afeto que não engana) em suas varias vertentes (emoção, embaraço, sintoma, inibição, passagem ao ato, acting aut, turbação) para que tanto o sofrimento na infância fique melhor teorizado, como sirva de direção para o atendimento clinico com a criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Cláudia Mascarenhas Fernandes

    Mestre/UNICAMP e Doutora/USP. Consultora do Ministério da Saúde-Secretaria de saúde Mental/autismo, Preaut. Membro da CIPPA (coordination international des psychoterapeutes et psychanalystes que travaillent avec autisme), membro do Instituto Viva Infância e do Espaço Moebius. Men=mbro do GP Comunidade, família e saúde/CNPq.

Published

19-12-22

Issue

Section

Temas Livres