ESTIMATIVA DAS EMISSÕES EVITADAS DE DIÓXIDO DE CARBONO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS
Palavras-chave:
energia elétrica, Gases de efeito estufa, Energia solar fotovoltaicaResumo
Atender às demandas de energia elétrica da população mundial de forma sustentável apresenta-se como um grande desafio, principalmente, pelos impactos ambientais resultantes da geração de eletricidade pelo uso de fontes a partir de recursos fósseis com maior potencial de emissão de gases de efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono (CO2). Este desafio reforça a necessidade de buscar fontes energéticas alternativas e sustentáveis, a exemplo da geração de eletricidade a partir de painéis solares fotovoltaicos com menor potencial de emissão de CO2, o que também pode contribuir para o Brasil superar a dificuldade de suprir a demanda de energia elétrica, pois a construção de novas usinas hidrelétricas impõe elevados investimentos, além de maiores impactos ambientais. Neste cenário, o objetivo deste trabalho é estimar as emissões evitadas de CO2 a partir de um sistema solar fotovoltaico instalado em uma residência no município de Catu-BA, no período de janeiro a dezembro de 2021 e compará-las com os fatores de emissão de CO2 do Sistema Interligado Nacional do Brasil (SIN), com a aplicação da metodologia de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.