ESTIMATIVA DAS EMISSÕES EVITADAS DE DIÓXIDO DE CARBONO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS
Palabras clave:
energia elétrica, Gases de efeito estufa, Energia solar fotovoltaicaResumen
Atender às demandas de energia elétrica da população mundial de forma sustentável apresenta-se como um grande desafio, principalmente, pelos impactos ambientais resultantes da geração de eletricidade pelo uso de fontes a partir de recursos fósseis com maior potencial de emissão de gases de efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono (CO2). Este desafio reforça a necessidade de buscar fontes energéticas alternativas e sustentáveis, a exemplo da geração de eletricidade a partir de painéis solares fotovoltaicos com menor potencial de emissão de CO2, o que também pode contribuir para o Brasil superar a dificuldade de suprir a demanda de energia elétrica, pois a construção de novas usinas hidrelétricas impõe elevados investimentos, além de maiores impactos ambientais. Neste cenário, o objetivo deste trabalho é estimar as emissões evitadas de CO2 a partir de um sistema solar fotovoltaico instalado em uma residência no município de Catu-BA, no período de janeiro a dezembro de 2021 e compará-las com os fatores de emissão de CO2 do Sistema Interligado Nacional do Brasil (SIN), com a aplicação da metodologia de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.