RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA MG: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTERFACE ENTRE OS CONCEITOS DE LUGAR, TERRITÓRIO E RELAÇÃO COM O SABER

Autores

  • Leandro Xavier Timóteo
  • Maria Gabriela Parenti Bicalho
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Relação com o Saber, Lugar, Território

Resumo

Este artigo apresenta estudo que analisou relações com relações com o saber de
estudantes do curso de pedagogia na modalidade EAD de uma instituição de ensino privada no
município de Caratinga-MG, nas dimensões a aprendizagem nas dimensões afetiva, epistêmica,
de desenvolvimento pessoal, cotidianas, profissionais, genéricas e futuras. O conceito de
relação com o saber foi adotado na perspectiva da teoria da relação com o saber de Bernard
Charlot, e a análise envolveu os conceitos de lugar e território, na perspectiva dos estudos
territoriais. Os dados foram coletados por meio de questionário socioeconômico e Balanço do
Saber, proposto por Charlot (1999). Na participação no estudo teve predominância de mulheres, pardas, residentes próximas a universidades, com renda mensal familiar entre meio e um
salário-mínimo e idade entre 38 e 47 anos. Flexibilidade, comodidade, economia, qualidade
similar ao ensino presencial, foram as razões mais citadas para a escolha da modalidade EAD.
Houve mais evocações de aprendizagens profissionais e aprendizagens intelectuais/escolares,
o que pode sugerir que os estudantes relacionam a graduação EAD mais a esse tipo de
aprendizagem, não percebendo o curso como uma oportunidade de aprendizagem cotidiana,
relacional afetiva ou genéricas/tautológicas, pouco evocadas. As evocações das aprendizagens
ocorrem predominantemente relacionadas à escola, desde a Educação Infantil até a Educação
Superior. De forma menos intensa, os entrevistados evocaram aprendizados que ocorrem junto
aos amigos, no bairro e em locais sem identificação. O estudo possibilitou compreender a EAD
como um território no qual há muitos processos relacionais que expressam a experiência das
alunas com o mundo, traduzidas potencialmente em aprendizagens.

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Biografia do Autor

  • Leandro Xavier Timóteo

    Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, Brasil(2015). Mantenedor do Centro Universitário Venda Nova do Imigrante,
    Brasil.

  • Maria Gabriela Parenti Bicalho

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e
    doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com doutorado-sandwich na Universidade Paris X - Nanterre. Possui pós-doutorado
    em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Trabalhou na Universidade Vale do Rio Doce/UNIVALE entre 2000 e 2012, como professora do curso
    de graduação em Pedagogia e do Mestrado Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Medicina da
    Universidade Federal de Juiz de Fora, campus avançado Governador Valadares, compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia -
    PROFBIO - da UFJF-GV e é professora colaboradora do Mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE.

  • Eunice Maria Nazarethe Nonato

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vale do Rio Doce (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (1985). Mestre em
    Educação (2002). Realizou em 2009 estágio doutoral na Universidade de Coimbra(Portugal). Doutorou-se pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS (2010).
    Ampla experiência como pesquisadora e professora em cursos de Pedagogia e em cursos de Mestrado Possui experiência na docência e em diversos espaços de
    gestão com atuação na área da educação pública e privada. Na docência atuou em todas as modalidades da Educação Básica e no Ensino Superior, nos cursos de
    Licenciatura e no Direito. Na gestão, atuou em diversas áreas da Educação, em Órgãos da Secretaria Estadual e em diversas instituições de ensino superior. Trabalha
    principalmente com os seguintes temas: educação em contexto urbano, gestão em educação, gestão de territórios, violência, educação em espaço prisional , sistema
    socioeducativo, inclusão/exclusão social, desigualdade social, racial, formas de pobreza e ambiente.

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Publicado

04-12-23

Edição

Seção

Temas Livres