RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA MG: UMA ANÁLISE A PARTIR DA INTERFACE ENTRE OS CONCEITOS DE LUGAR, TERRITÓRIO E RELAÇÃO COM O SABER
Palabras clave:
Ensino a Distância, Relação com o Saber, Lugar, TerritórioResumen
Este artigo apresenta estudo que analisou relações com relações com o saber de
estudantes do curso de pedagogia na modalidade EAD de uma instituição de ensino privada no
município de Caratinga-MG, nas dimensões a aprendizagem nas dimensões afetiva, epistêmica,
de desenvolvimento pessoal, cotidianas, profissionais, genéricas e futuras. O conceito de
relação com o saber foi adotado na perspectiva da teoria da relação com o saber de Bernard
Charlot, e a análise envolveu os conceitos de lugar e território, na perspectiva dos estudos
territoriais. Os dados foram coletados por meio de questionário socioeconômico e Balanço do
Saber, proposto por Charlot (1999). Na participação no estudo teve predominância de mulheres, pardas, residentes próximas a universidades, com renda mensal familiar entre meio e um
salário-mínimo e idade entre 38 e 47 anos. Flexibilidade, comodidade, economia, qualidade
similar ao ensino presencial, foram as razões mais citadas para a escolha da modalidade EAD.
Houve mais evocações de aprendizagens profissionais e aprendizagens intelectuais/escolares,
o que pode sugerir que os estudantes relacionam a graduação EAD mais a esse tipo de
aprendizagem, não percebendo o curso como uma oportunidade de aprendizagem cotidiana,
relacional afetiva ou genéricas/tautológicas, pouco evocadas. As evocações das aprendizagens
ocorrem predominantemente relacionadas à escola, desde a Educação Infantil até a Educação
Superior. De forma menos intensa, os entrevistados evocaram aprendizados que ocorrem junto
aos amigos, no bairro e em locais sem identificação. O estudo possibilitou compreender a EAD
como um território no qual há muitos processos relacionais que expressam a experiência das
alunas com o mundo, traduzidas potencialmente em aprendizagens.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.