EMPREENDEDORISMO DISRUPTIVO E ÉTICA: A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE E DA INTERIORIZAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA PELAS STARTUPS

Autori

  • Luiz Fernando Obladen Pujol Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • Jaqueline Maria Ryndack Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Parole chiave:

Direito no Empreendedorismo., Economia., Ética., Gestão Corporativa., Startups.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo perquirir sobre a relação entre o empreendedorismo de alto impacto, as novas relações negociais e a ética empresarial; bem como sua relação com a função social da empresa e a prevenção e combate à corrupção. Por meio do emprego do método teórico-bibliográfico e do método dedutivo, através da pesquisa bibliográfica e legal, buscou-se analisar as questões à luz das garantias e preceitos constitucionais. Primeiramente se buscou compreender a noção de empreendedorismo de alto impacto, qual o conceito legal de startups e sua importância na atualidade. Em um segundo momento foram analisadas as questões atinentes ao ciberespaço, as relações negociais no âmbito digital e a criação de novos espaços de concorrência. Na sequência, buscou-se delinear qual a relação da ordem econômica constitucional com as empresas inovadoras, as novas configurações de negócios e de que modo as startups podem contribuir com o desenvolvimento e a efetivação dos direitos sociais. Por fim, delineou-se, devido à relevância atual de tais empresas, a necessidade de compreenderem a função social que possuem e incorporarem boas práticas visando a prevenção e combate à corrupção. Constatou-se que o Estado possui importante papel para a economia, fiscalizando a legalidade da atividade empresarial, fomentando o desenvolvimento empresarial e garantindo o ambiente de livre concorrência.

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Pubblicato

29-08-22

Fascicolo

Sezione

Temas Livres