A SÚMULA VINCULANTE N°24 DO STF E A FRAUDE FISCAL ESTRUTURADA
Parole chiave:
Súmula vinculante n° 24 STF., Fraude fiscal estruturada., Direito penal econômico., Organização criminosa., Lavagem de dinheiro.Abstract
Este texto apresenta os contornos da fraude fiscal estruturada, enquanto evento econômico-tributário típico da macrocriminalidade econômica organizada, que se encontra inserido no campo de estudos do Direito Penal Econômico. Estabelece o contexto a partir da análise econômica de sua prática, da aferição dos bens jurídicos envolvidos nas previsões penais tributárias, e das consequências ao Estado e à sociedade, tudo com a finalidade de demonstrar a autonomia dos crimes envolvidos em seu âmbito. Tratando-se de fenômeno invariavelmente praticado através de organizações criminosas, e por meio de diversas formas típicas, como lavagem de dinheiro, crimes de sonegação fiscal, crimes de falsidade e corrupção, o artigo estabelece os parâmetros ao afastamento da aplicação literal da Súmula Vinculante n° 24 do STF ao objeto discutido. O estudo procura demonstrar que a atividade investigativa estatal contra a fraude fiscal estruturada não pode ser proibida ou obstada em razão da coexistência de crimes autônomos.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.