O melhor interesse da criança em discussão: a Psicologia na interface da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Judiciário
Parole chiave:
Assistência Social., Direito., Psicologia., Infância e Juventude.Abstract
A presente pesquisa documental e bibliográfica busca traçar um paralelo – apontando aproximações e distinções - entre a Política Nacional de Assistência Social e o campo do direito, no que tange o melhor interesse da criança e do adolescente a partir da interface com a Psicologia. Encontrou-se dentro dos documentos da PNAS uma valorização ao desenvolvimento da criança no contexto familiar, preferencialmente junto à família de origem, o campo do Direito considera a situação concreta priorizando as necessidades da criança. A partir da intersecção dos campos, a Psicologia, enquanto ciência e profissão, possui um lugar ambivalente, visto que ao mesmo tempo em que é demandada para a realização de laudos, pareceres e avaliações, também possui condições de produzir discursos críticos que contemplem a família e a criança em sua complexidade.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.