UMA ANÁLISE DO JONGO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Parole chiave:
jongo, Educação, Interdisciplinaridade, Arte/músicaAbstract
O presente artigo discute o jongo a partir da produção acadêmica de dissertações e
teses dando ênfase nas áreas de avaliação em Educação, Interdisciplinar e Arte/música que
concentram sozinhas mais de 50% da produção total em relação aos resultados obtidos. O jongo,
também conhecido como caxambu é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira, na
qual possui uma musicalidade que remete não somente a escravidão, mas a memória e
identidade da população. Esse artigo emerge do levantamento bibliográfico realizado no banco
de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES-CTDC do período de 1988 a 2021.
Propõe-se ao exercício de produzir uma reflexão e interpretação sobre os dados coletados a
partir dos resumos das dissertações e teses. Dentre os resultados percebeu-se que o jongo
enquanto temática tem sido discutida em diversos programas de pós-graduação stricto sensu e
que essa produção tem sido mais evidente nos últimos 10 anos.
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