UMA ANÁLISE DO JONGO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Keywords:
jongo, Educação, Interdisciplinaridade, Arte/músicaAbstract
O presente artigo discute o jongo a partir da produção acadêmica de dissertações e
teses dando ênfase nas áreas de avaliação em Educação, Interdisciplinar e Arte/música que
concentram sozinhas mais de 50% da produção total em relação aos resultados obtidos. O jongo,
também conhecido como caxambu é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira, na
qual possui uma musicalidade que remete não somente a escravidão, mas a memória e
identidade da população. Esse artigo emerge do levantamento bibliográfico realizado no banco
de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES-CTDC do período de 1988 a 2021.
Propõe-se ao exercício de produzir uma reflexão e interpretação sobre os dados coletados a
partir dos resumos das dissertações e teses. Dentre os resultados percebeu-se que o jongo
enquanto temática tem sido discutida em diversos programas de pós-graduação stricto sensu e
que essa produção tem sido mais evidente nos últimos 10 anos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.