A Influência da Revolta do buzú para os movimentos populares em defesa do transporte público no Brasil
Palabras clave:
transporte público;, multidões;, direito social;, Revolta do Buzú.Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre a repercussão da Revolta do Buzú, ocorrida em 2003, na cidade de Salvador, em decorrência do aumento das tarifas cobradas para os ônibus e da necessidade de melhoria na qualidade dos serviços dos transportes públicos. Uma vasta pesquisa bibliográfica, em fontes diversas, constatou que as multidões, constituídas principalmente pelos estudantes, paralisaram a cidade e impuseram providências do poder público, contribuindo efetivamente para a melhoria do sistema de transportes públicos locais, além de revelarem a importância das lutas nas ruas para garantir os direitos dos cidadãos. Refletida em outras capitais, a Revolta do Buzú pode ser considerada uma das ações coletivas que transformaram o transporte público brasileiro em direito social.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.