Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas

Autores/as

  • Lilian Medianeira Prieto Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • Fernanda Figueira Marquezan Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA
  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA

Palabras clave:

Gestão;, Prática Docente;, Política Educacional.

Resumen

A pesquisa sobre políticas públicas é recente no meio acadêmico. O Ciclo de Políticas é uma abordagem metodológica desenvolvida pelos pesquisadores ingleses Stephen Ball e Richard Bowe, que faz a articulação entre o micro e o macro contexto das políticas educacionais. O Ciclo das Políticas constitui-se de três contextos: o Contexto de Influência, o Contexto da Produção de Texto e o Contexto da Prática, que de forma contínua e não linear, interagem de forma dinâmica reconstruindo e influenciando as políticas educacionais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Ciclo de Políticas, na Educação Infantil, a partir do Contexto da Influência, do Contexto da Produção de Texto e do Contexto das Práticas, ao reinterpretar e instituir o que está na legislação, a partir de suas práticas pedagógicas cotidianas. Estas práticas pedagógicas estão relacionadas a concepção de criança, ao planejamento, a organização dos tempos e espaços, a proposta curricular, a avaliação, a formação continuada do professor e a gestão escolar. A pesquisa é de característica bibliográfica e análise documental. O conhecimento construído terá como propósito embasar uma pesquisa que integra uma dissertação desenvolvida junto ao Mestrado de Ensino em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana de Santa Maria/ RS.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

29-08-22

Número

Sección

Temas Livres