Abordagem do ciclo de políticas na escola de educação infantil implicações nas práticas pedagógicas
Keywords:
Gestão;, Prática Docente;, Política Educacional.Abstract
A pesquisa sobre políticas públicas é recente no meio acadêmico. O Ciclo de Políticas é uma abordagem metodológica desenvolvida pelos pesquisadores ingleses Stephen Ball e Richard Bowe, que faz a articulação entre o micro e o macro contexto das políticas educacionais. O Ciclo das Políticas constitui-se de três contextos: o Contexto de Influência, o Contexto da Produção de Texto e o Contexto da Prática, que de forma contínua e não linear, interagem de forma dinâmica reconstruindo e influenciando as políticas educacionais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Ciclo de Políticas, na Educação Infantil, a partir do Contexto da Influência, do Contexto da Produção de Texto e do Contexto das Práticas, ao reinterpretar e instituir o que está na legislação, a partir de suas práticas pedagógicas cotidianas. Estas práticas pedagógicas estão relacionadas a concepção de criança, ao planejamento, a organização dos tempos e espaços, a proposta curricular, a avaliação, a formação continuada do professor e a gestão escolar. A pesquisa é de característica bibliográfica e análise documental. O conhecimento construído terá como propósito embasar uma pesquisa que integra uma dissertação desenvolvida junto ao Mestrado de Ensino em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana de Santa Maria/ RS.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.