Construção da imagem e estética corporal entre fisiculturistas
Resumen
A sociedade de consumo contemporânea é caracterizada hoje, com ênfase na aparência do corpo. O objetivo deste estudo incidiu sobre a estética motivações dos fisiculturistas do sexo masculino para exercer a prática de musculação para melhorar a sua aparência corporal. Uma vez que alguns estudos sugerem que as normas culturais do corpo masculino ideal estão crescendo cada vez mais muscular Métodos: Empregando uma abordagem etnográfica, com entrevistas em profundidade, que investigou qualitativamente a construção da imagem corporal entre 7 fisiculturistas (20-30 anos de idade) em uma academia de calsse economica baixa no Nordeste do Brasil. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) a fim de tabular e organizar os dados qualitativos obtidos durante as entrevistas semi-estruturadas. Aderindo à Teoria das Representações Sociais, esta técnica permite a síntese de narrativas individuais - escrito no singular, primeira pessoa - em "uma só voz", a fim de expressar o "pensamento da comunidade". Em outras palavras, o discurso de sete indivíduos se torna um. Resultados: Principais temas que surgiram "O objetivo do meu treino é para chegar à perfeição" e "amizades influenciaram a minha formação", entre outros. As interpretações DCS para estes temas são: “Por questões estéticas resolvi praticar musculação, pela influência de amigos, saúde e ver o pessoal malhando. As pessoas começam a notar, e as meninas. Faço muito a sério, a definição é o alvo, a perfeição, o corpo fica desenhado, embora tenha pessoas que prefiram volume”. Discussão: Com base em nossos resultados, acreditamos que este grupo de fisiculturistas - com o nítido propósito de modificar seus físicos para atender às expectativas pessoais e / ou sociais - é mais suscetíveis a práticas de comportamento de alto risco e transtornos tais como o abuso de esteróides anabolizantes e dismorfia muscular. Pesquisas futuras devem fornecer aos profissionais de saúde c estratégias eficazes para lidar com esta proplema de saúde pública.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.