Construção da imagem e estética corporal entre fisiculturistas
Abstract
A sociedade de consumo contemporânea é caracterizada hoje, com ênfase na aparência do corpo. O objetivo deste estudo incidiu sobre a estética motivações dos fisiculturistas do sexo masculino para exercer a prática de musculação para melhorar a sua aparência corporal. Uma vez que alguns estudos sugerem que as normas culturais do corpo masculino ideal estão crescendo cada vez mais muscular Métodos: Empregando uma abordagem etnográfica, com entrevistas em profundidade, que investigou qualitativamente a construção da imagem corporal entre 7 fisiculturistas (20-30 anos de idade) em uma academia de calsse economica baixa no Nordeste do Brasil. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) a fim de tabular e organizar os dados qualitativos obtidos durante as entrevistas semi-estruturadas. Aderindo à Teoria das Representações Sociais, esta técnica permite a síntese de narrativas individuais - escrito no singular, primeira pessoa - em "uma só voz", a fim de expressar o "pensamento da comunidade". Em outras palavras, o discurso de sete indivíduos se torna um. Resultados: Principais temas que surgiram "O objetivo do meu treino é para chegar à perfeição" e "amizades influenciaram a minha formação", entre outros. As interpretações DCS para estes temas são: “Por questões estéticas resolvi praticar musculação, pela influência de amigos, saúde e ver o pessoal malhando. As pessoas começam a notar, e as meninas. Faço muito a sério, a definição é o alvo, a perfeição, o corpo fica desenhado, embora tenha pessoas que prefiram volume”. Discussão: Com base em nossos resultados, acreditamos que este grupo de fisiculturistas - com o nítido propósito de modificar seus físicos para atender às expectativas pessoais e / ou sociais - é mais suscetíveis a práticas de comportamento de alto risco e transtornos tais como o abuso de esteróides anabolizantes e dismorfia muscular. Pesquisas futuras devem fornecer aos profissionais de saúde c estratégias eficazes para lidar com esta proplema de saúde pública.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.