ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Taís Steffenello Ghisleni
  • Lilian Medianeira Prieto
  • Fernanda Figueira Marquezan

Palabras clave:

Gestão, Prática Docente, Política Educacional

Resumen

 A pesquisa sobre políticas públicas é recente no meio acadêmico. O Ciclo de Políticas é uma abordagem metodológica desenvolvida pelos pesquisadores ingleses Stephen Ball e Richard Bowe, que faz a articulação entre o micro e o macro contexto das políticas educacionais. O Ciclo das Políticas constitui-se de três contextos: o Contexto de Influência, o Contexto da Produção de Texto e o Contexto da Prática, que de forma contínua e não linear, interagem de forma dinâmica reconstruindo e influenciando as políticas educacionais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Ciclo de Políticas, na Educação Infantil, a partir do Contexto da Influência, do Contexto da Produção de Texto e do Contexto das Práticas, ao reinterpretar e instituir o que está na legislação, a partir de suas práticas pedagógicas cotidianas. Estas práticas pedagógicas estão relacionadas a concepção de criança, ao planejamento, a organização dos tempos e espaços, a proposta curricular, a avaliação, a formação continuada do professor e a gestão escolar. A pesquisa é de característica bibliográfica e análise documental. O conhecimento construído terá como propósito embasar uma pesquisa que integra uma dissertação desenvolvida junto ao Mestrado de Ensino em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana de Santa Maria/ RS.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Taís Steffenello Ghisleni

    Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2016) Professor Adjunto da Universidade Franciscana , Brasil.

  • Lilian Medianeira Prieto

    Especialização em Gestão Escolar com Ênfase em Administração e Supervisão pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2000) Professora da Prefeitura Municipal de Santa Maria , Brasil.

  • Fernanda Figueira Marquezan

    Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2016)
    Membro Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil.

Publicado

06-09-22

Número

Sección

Temas Livres