REFORMA DO ESTADO E DESIGUALDADE SOCIAL: A MODERNIZAÇÃO SEM O MODERNO
Palabras clave:
reforma do Estado, Desigualdade Social, Estudo de Impacto da DesigualdadeResumen
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma leitura crítica do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) à luz da questão da desigualdade social no Brasil. Persegui os seguintes objetivos específicos: apresentar os principais elementos do PDRAE; mapear seus resultados; caracterizar como a questão da desigualdade social foi abordada no documento; e pontuar as contradições do plano que interferem na redução da desigualdade social no País. Conclui-se que os objetivos fundamentais da República devem orientar a atuação dos representantes do Estado, logo, qualquer proposta de “reforma” do Estado tem que considerar os impactos das medidas planejadas no cenário de desigualdade social do País. Para isso, proponho a institucionalização do “Estudo de Impacto da Desigualdade” com vistas a conciliar o desenvolvimento econômico com a redução das desigualdades sociais, em cumprimento ao mandamento constitucional e às exigências do Estado Democrático de Direito.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.