RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL E REPARAÇÕES AMBIENTAIS: POLUIÇÃO MARINHA
Resumo
Nos últimos anos, diversos países voltaram sua atenção para a proteção do meio ambiente e reparação dos danos ambientais. Nesse contexto, a poluição marinha tornou-se fato que se impôs à comunidade internacional, gerando sérias consequências de cunho ambiental, econômico e social. Por isso, o objetivo deste artigo é analisar qual é a responsabilização internacional dos Estados quanto aos casos de poluição marinha oriunda de embarcações. A metodologia utilizada foi a jurídico-teórica e o procedimento dedutivo, juntamente com a pesquisa bibliográfica. Por fim, concluiu-se que, apesar das obrigações já estipuladas aos países signatários pelas convenções em vigor, é necessário que as autoridades competentes se reúnam a fim de fixarem regras vinculantes aos Estados para que haja a unanimidade de punição e fiscalização prevista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.