UMA ANÁLISE DO JONGO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Wesley Faria Andrade
  • Simonne Teixeira
  • Alinedos Santo Portilho

Palavras-chave:

jongo, Educação, Interdisciplinaridade, Arte/música

Resumo

O presente artigo discute o jongo a partir da produção acadêmica de dissertações e
teses dando ênfase nas áreas de avaliação em Educação, Interdisciplinar e Arte/música que
concentram sozinhas mais de 50% da produção total em relação aos resultados obtidos. O jongo,
também conhecido como caxambu é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira, na
qual possui uma musicalidade que remete não somente a escravidão, mas a memória e
identidade da população. Esse artigo emerge do levantamento bibliográfico realizado no banco
de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES-CTDC do período de 1988 a 2021.
Propõe-se ao exercício de produzir uma reflexão e interpretação sobre os dados coletados a
partir dos resumos das dissertações e teses. Dentre os resultados percebeu-se que o jongo
enquanto temática tem sido discutida em diversos programas de pós-graduação stricto sensu e
que essa produção tem sido mais evidente nos últimos 10 anos.

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Biografia do Autor

  • Wesley Faria Andrade

    Doutorando em Políticas Sociais pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciado em História e Mestre em Educação pela
    Universidade Católica de Petrópolis (2008, 2016). 2 Fisioterapeuta. Especialista em Gestão Escolar pelo Instituto de Educação Superior, em Educação e Relações
    Raciais pela Universidade Federal Fluminense (2015) e em Cultura, Patrimônio e Educação: Diálogos no Território.

  • Simonne Teixeira

    Graduada em História pela Universidade Federal de Alagoas (1986); doutorado em Filosofía i Letras (História) pela Universitat Autònoma de Barcelona/Espanha
    (1995); pós-doutorado na Escuela de Estudios Hispano-Americanos ? CSIC/Espanha (2011/2012). Pós-graduação em Ciências Naturais, ambos na UENF. Membro
    da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. Coordena desde 2004 a Officina de Estudos do Patrimônio Cultural/LEEA-CCH e desde 2016 o
    projeto institucional Polo Arte na Escola/UENF.

  • Alinedos Santo Portilho

    Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em História, Política e Bens Culturais
    pela Fundação Getúlio Vargas.

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Publicado

04-12-23

Edição

Seção

Temas Livres