UMA ANÁLISE DO JONGO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Palavras-chave:
jongo, Educação, Interdisciplinaridade, Arte/músicaResumo
O presente artigo discute o jongo a partir da produção acadêmica de dissertações e
teses dando ênfase nas áreas de avaliação em Educação, Interdisciplinar e Arte/música que
concentram sozinhas mais de 50% da produção total em relação aos resultados obtidos. O jongo,
também conhecido como caxambu é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira, na
qual possui uma musicalidade que remete não somente a escravidão, mas a memória e
identidade da população. Esse artigo emerge do levantamento bibliográfico realizado no banco
de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES-CTDC do período de 1988 a 2021.
Propõe-se ao exercício de produzir uma reflexão e interpretação sobre os dados coletados a
partir dos resumos das dissertações e teses. Dentre os resultados percebeu-se que o jongo
enquanto temática tem sido discutida em diversos programas de pós-graduação stricto sensu e
que essa produção tem sido mais evidente nos últimos 10 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.