EAA: EUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS NAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Antônio Washington de Oliveira Júnior Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.
  • Lucélia dos Santos Bezerra Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.

Resumo

Este estudo realizado em uma escola localizada em Parnamirim/RN, que trata da integração entre os cães e as crianças, utilizando a ludicidade por meio de atividades recreativas através da educação física com o intuito de fomentar a afetividade na pessoa, sendo um dos grandes objetivos buscados, como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

A justificativa traz teóricos que tratam dessa temática, que é a influência da afetividade impelida pelos estímulos positivos promovidos pela Educação Assistida por Animais - EAA, sendo hoje uma realidade e uma afirmativa bastante plausível no que diz respeito à inovação metodológica para a educação; já que a afetividade apresenta um diferencial no processo de ensino-aprendizagem das crianças.

A motivação também e um dos fatores dos mais importante, que também depende de estímulos, ou seja, é algo pessoal que parte da pessoa no caso a criança, quando se trata delas o estímulo passa a ter um papel relevante em suas ações e em sua vida. Nesse sentido, para as crianças participantes, onde esta pesquisa pode trazer benefícios como a socialização, redução de sintomas como a ansiedade e o estresse, além de funcionar como estímulo emocional, causando sensação de conforto e bem-estar e possibilita a troca de afeto, entre a pessoa e o cão.

Trouxemos a problemática observada nas aulas práticas, “Quais contribuições a terapia facilitada por cães, podem promover as práticas corporais nas aulas de educação física, da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental, já que tal, estimula a capacidade afetiva que é um dos fatores de maior integração da pessoa em sua formação integral? ”.

Também podemos concluir, que a Terapia Assistida por Animais – TAA, como o EAA, podem ajudar as pessoas, contribuindo em vários segmentos inseridos de forma metodológica nas práticas educacionais como, recreação e ludicidade, e sendo uma ferramenta a mais no processo de ensino-aprendizagem para os professores de educação física escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

EAA: EUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS NAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/984