EAA: EUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS NAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
Este estudo realizado em uma escola localizada em Parnamirim/RN, que trata da integração entre os cães e as crianças, utilizando a ludicidade por meio de atividades recreativas através da educação física com o intuito de fomentar a afetividade na pessoa, sendo um dos grandes objetivos buscados, como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
A justificativa traz teóricos que tratam dessa temática, que é a influência da afetividade impelida pelos estímulos positivos promovidos pela Educação Assistida por Animais - EAA, sendo hoje uma realidade e uma afirmativa bastante plausível no que diz respeito à inovação metodológica para a educação; já que a afetividade apresenta um diferencial no processo de ensino-aprendizagem das crianças.
A motivação também e um dos fatores dos mais importante, que também depende de estímulos, ou seja, é algo pessoal que parte da pessoa no caso a criança, quando se trata delas o estímulo passa a ter um papel relevante em suas ações e em sua vida. Nesse sentido, para as crianças participantes, onde esta pesquisa pode trazer benefícios como a socialização, redução de sintomas como a ansiedade e o estresse, além de funcionar como estímulo emocional, causando sensação de conforto e bem-estar e possibilita a troca de afeto, entre a pessoa e o cão.
Trouxemos a problemática observada nas aulas práticas, “Quais contribuições a terapia facilitada por cães, podem promover as práticas corporais nas aulas de educação física, da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental, já que tal, estimula a capacidade afetiva que é um dos fatores de maior integração da pessoa em sua formação integral? ”.
Também podemos concluir, que a Terapia Assistida por Animais – TAA, como o EAA, podem ajudar as pessoas, contribuindo em vários segmentos inseridos de forma metodológica nas práticas educacionais como, recreação e ludicidade, e sendo uma ferramenta a mais no processo de ensino-aprendizagem para os professores de educação física escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.