CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E ANÁLISE DO DISCURSO PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
Resumo
A pesquisa qualitativa estuda o significado da vida das pessoas e suas condições da vida real, abrange o contexto social onde vivem para a compreensão do comportamento social humano (YIN, 2016). A administração, como uma ciência social aplicada, busca compreender o homem dentro das organizações (TAKAHASHI, 2013). A problemática deste artigo aborda: como a análise de conteúdo e a análise do discurso contribuem para os estudos organizacionais?
Das abordagens para a coleta de dados na pesquisa qualitativa, este ensaio visa compreender como a análise de conteúdo (AC) e a análise do discurso (AD) colaboram no desenvolvimento das pesquisas nos estudos organizacionais. Este tema possibilita explicar e enfatizar o quanto técnicas de análise de dados geram métodos aprimorados para o desenvolvimento e o rigor desta metodologia. Este estudo visa contribuir com as práticas de pesquisa qualitativa nos estudos organizacionais, bem como assegurar mais parâmetros de análise dessa metodologia para as práticas científicas nos estudos sociais. Concluiu-se que ambas as abordagens contribuem, dentro da sua complexidade, com o aprimoramento da pesquisa qualitativa nos estudos organizacionais.
Além dessa introdução, o artigo se desenvolve em outras quatro partes. Na segunda parte será abordado o uso da pesquisa qualitativa nos estudos organizacionais; na terceira parte serão abordados a análise de conteúdo nos estudos organizacionais; na quarta parte a análise do discurso nos estudos organizacionais, por fim, as considerações finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.