O DEBATE ENTRE LOCAL E GLOBAL NO PROJETO DA EDUCAÇÃO CABANA (BELÉM 1997-2004)

Autores

  • Sandra Costa dos Santos Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer à tona o debate sobre a construção dos espaços geográficos e identidades a partir da interferência colonial e de que forma as interpretações pós colonialistas permitem outras perspectivas de análises para realidades até então pouco exploradas.

O objeto de estudo é a Escola Cabana organizada em Belém do Pará durante 1997 e 2004. Esta experiência trouxe para o debate e a ação prática um novo modo de pensar a educação, a partir da participação popular. Neste período o governo local propôs outra significação para a região amazônica direcionando olhares para elementos locais em detrimento de uma política globalizante e hegemônica na educação. No Projeto Político Pedagógico da Escola Cabana estavam articulados três eixos de confluência: discurso social, educação e desenvolvimento cultural da população local.

O próprio nome do projeto traz em si o viés de resgate da cultura local. A Cabanagem ocorreu num período em que internamente havia a incidência de uma série de outros movimentos a favor e contra a ordem estabelecida durante a fase regencial pós-independência. Na região que hoje forma o estado do Pará aproveitando-se de um momento de crise da direção da província, uma camada da população, formada por pobres, pequenos camponeses, escravos negros e indígenas, passou a se organizar em torno de ideias revolucionárias e preparou um ataque àqueles que os oprimiam.

No entanto, a historiografia oficial relegou ao movimento um rótulo negativo. Por mais de um século as interpretações sobre ele foram sempre diminuindo sua importância para o desenvolvimento local e do país. Os cabanos foram considerados rebeldes e desordeiros causando instabilidade ao sistema.

Mas o movimento deixou forte marca na cultura local como exemplo de luta popular por cidadania na qual o expoente central foi uma população excluída dos centros de decisões. O projeto Escola cabana apresenta que a sociedade paraense poderia recapitular a experiência cabana conferindo outra ressignificação à função social da educação.

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Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

O DEBATE ENTRE LOCAL E GLOBAL NO PROJETO DA EDUCAÇÃO CABANA (BELÉM 1997-2004). (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/952