A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Claudia Maria Pacheco Ramalho Secretaria Estadual de Educação, SEEDUC, Centro, RJ
  • Lucia de Mello de Souza Lehmann Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ.

Resumo

Tendo em vista a importância da formação continuada de professores para a identificação de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) nas salas de aula, falaremos neste estudo deste tema.

O tema proposto é baseado na dissertação final do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), concluído em 2021, intitulada “Parâmetros para formação de professores em altas habilidades/superdotação”.

A Política Pública Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) salienta a inclusão de todas as crianças na escola. Diante dessa premissa está o professor, a todo instante, desafiado a lidar com a diversidade, que pode variar de acordo com a capacidade intelectual de cada aluno, das deficiências às altas habilidades/superdotação.

Neste contexto de diversidade das salas de aula regulares, nos propomos a estudar a percepção dos professores sobre o tema altas habilidades/superdotação, baseado em sua compreensão e conhecimento construídos ao longo de seu trabalho efetivo como docente da Educação Básica.

No atirgo nos detemos apenas a um grupo de professores, denominado Grupo B, que são os professores das salas de aula regulares, tendo em vista a importância da formação continuada destes, para a identificação e posterior encaminhamentos dos alunos com altas habilidades/superdotaçâo, para receberem o atendimento educacional especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais (SRM).

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) destina seu Capítulo V para a Educação Especial e assegura em seu Artigo 59, a especialização para os professores:  “[...] III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns; [...]” (BRASIL, 1996). Deste modo, presume-se a importância dos professores da educação básica estarem capacitados e consequentemente preparados para lidar com a diversidade.

A legislação brasileira caracteriza os alunos com altas habilidades/superdotação como sujeitos com potencial elevado em várias áreas “[...] isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse” (BRASIL, 2008), além de prever no atendimento educacional especializado atividades que favoreçam a autonomia e que promovam o enriquecimento curricular do aluno.

O conhecimento sobre a legislação vigente e as teorias contemporâneas a respeito da inteligência, levaria a um número maior de alunos com altas habilidades/superdotação identificados e em atendimento nas salas de recurso multifuncionais. Diante dessa problemática de alunos com altas habilidades/superdotação passarem por toda a educação básica sem serem identificados, pois a cultura popular aponta para uma expectativa de alunos superdotados com excelência escolar, muitas vezes esses alunos acabam entediados pelos baixos níveis de ensino praticados nas salas de aula (DELOU, 2014).

Diante ao exposto, analisamos os dados obtidos com as respostas dos professores das salas de aula regulares, com a intenção de identificar lacunas na formação dos mesmos que culminam com parâmetros orientadores para a formação de professores em altas habilidades/superdotação.

O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um E-book com parâmetros para um curso de formação continuada de professores com enfoque no atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação.

Neste texto focamos dois objetivos específicos contidos na dissertação:

- Conhecer como os professores compreendem as altas habilidades/superdotação e como identificam os alunos;

- Conhecer a percepção dos professores quanto as dificuldades encontradas na identificação e no trabalho com os alunos superdotados.

Ressaltaremos também as políticas públicas para alunos com altas habilidades/superdotação, que garantem seus direitos após identificados, como o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais adequadas, aceleração de estudos para conclusão em menor tempo e suplementação dos conteúdos.

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Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/946