AROMATERAPIA NO TRATAMENTO PARA COMORBIDADES ASSOCIADAS À ANSIEDADE

Autores

  • Nobre, B.L.D. Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Zenke, A. A. Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Araujo, C.C. Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Galán, B.S.M. Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Martins, R.S. Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Silva, J. Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Moraes, K.S. Faculdade Anhanguera, Valinhos, SP.

Resumo

A aromaterapia é uma tendência dos últimos anos na medicina alternativa para tratamento de dores, náuseas, ansiedade, depressão, estresse e insônia. Sem relatos de efeitos adversos quando comparado aos fármacos, não acarretam confusão, fadiga ou adição.  Também chamada de medicina integrativa individual, substitui qualquer tratamento médico convencional (FARRAR A.J.; FARRAR F.C., 2020).

A ansiedade é um sentimento de medo que ocorre ao enfrentar situações ameaçadoras ou estressantes como exames, cirurgias, doenças crônicas, queimaduras, partos, entre outros fatores que estejam relacionados ao que está por vir. A persistência desse sentimento resulta no desenvolvimento de patologia psicológica chamada Transtorno de Ansiedade, responsável por sintomas mentais e físicos.

A assistência à saúde utiliza óleos essenciais para complementar as intervenções terapêuticas e reduzir a ansiedade, logo, é esperado que a aplicação de óleo essencial à base de plantas seja mensurada através dos sintomas pré e pós ansiedade isoladamente ou relacionada com alguma outra patologia ou situação clínica ameaçadora. Afirmando assim, a efetividade do tratamento. Existem variáveis que podem interferir na avaliação do uso de óleos essenciais, como a administração de uso e absorção metabólica. O objetivo desta revisão é avaliar a literatura relacionada com a ação/benefícios da aromaterapia no tratamento da ansiedade e comorbidades com ela relacionadas, avaliando os diversos óleos essenciais indicados para uso terapêutico com aromaterapia (FARRAR A.J.; FARRAR F.C., 2020).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

AROMATERAPIA NO TRATAMENTO PARA COMORBIDADES ASSOCIADAS À ANSIEDADE. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/945