ANÁLISE DA GESTÃO ERGONÔMICA EM UMA EMPRESA DE PLÁSTICO NO SUL DE SANTA CATARINA, COM BASE NA NR17
Resumo
De acordo com Lida (2003), engenheiro, professor e precursor da ergonomia no Brasil, a ergonomia é um estudo do relacionamento entre o homem e o trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conceitos de Anatomia, Fisiologia e Psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento. Os objetivos da ergonomia são a segurança, satisfação e o bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.
Franceschi (2013 p. 16), cita que as definições de ergonomia, em sua maioria, questionam dois objetivos fundamentais um deles é o “conforto e a saúde dos trabalhadores – quando aplicado para evitar os riscos e para diminuir a fadiga”, já o segundo trata da “eficácia – utilizada pela organização para medir as suas diferentes dimensões, sendo dependente da eficiência humana”.
Diante destas definições, buscamos entender mais sobre o que a empresa apresenta em relação à ergonomia. Sendo assim, definimos como problema de pesquisa a seguinte questão norteadora: como é implementada a gestão ergonômica da segurança em uma empresa de plástico no sul de Santa Catarina?
O objetivo do presente estudo é analisar a gestão ergonômica da segurança em uma empresa de plástico, em um município do sul de Santa Catarina, com base na NR17. Para atender a esse objetivo, definimos como objetivos específicos: A) apresentar as formas de trabalho pelos colaboradores da empresa no setor de compras, B) analisar os riscos presentes nas atividades diárias dos colaboradores do setor envolvido na pesquisa, C) propor possíveis soluções de melhorias a partir do diagnostico levantado.
O presente estudo justifica-se, pois, diante do cenário apresentado pelo setor industrial de ocorrências de lesões, doenças e acidentes ligados ao trabalho, faz-se necessário analisar as condições do ambiente de trabalho, sendo que a gestão de ergonomia deve ser incorporada e vista como um valor organizacional. Ela precisa ser integrada a uma cultura corporativa e ser integrada em tudo o que qualquer empresa faz diariamente.
Pensando por este viés, as organizações voltaram seus olhares para a gestão de ergonomia e segurança no trabalho, pois, quando há essa preocupação, a empresa passar a ter uma estratégia que melhora a motivação organizacional, reduz a resistência às mudanças organizacionais, há melhoria nos índices uso do capital humano com a redução dos afastamentos de colaboradores e a criação de uma cultura de melhoria contínua.
Esse trabalho é um esboço inicial de uma bolsa de iniciação científica e está delineado nos tópicos de: material e métodos, posteriormente apresentamos os resultados e discussões, depois apresentamos as considerações finais, posteriormente os agradecimentos e finalizamos com as referências utilizadas no trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.