IMPACTO DA PANDEMIA (COVID-19) NA VALORIZAÇÃO DE CARROS NOVOS E SEMINOVOS NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2020 A 2022

Autores

  • Aleciane Schulz Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Jéssica Silva Rocha Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Maurílio Polak Trabach Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Jóici Schaffer Soares de Almeida Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Simone Batista Fernandes Estevão Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Helenilze Espindula Rossi Coser Zanoni Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Aramis da Silva Monteiro Ponat Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Cleidir José Furlani Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES

Resumo

O ano de 2019, trouxe consigo, um grande susto para a humanidade, no 4º trimestre a pandemia de Covid-19, independentemente do estilo de vida, condição social, gênero, território, prestígio, potência ou alcance de armas, a COVID-19 demonstrou como o ser humano é frágil e como a vida é finita, e o que até então parecia distante, restrito a países longínquos se expandiu e o mundo todo enfrentou grandes dificuldades. No Brasil, não foi diferente, além das dificuldades, dores e perdas causadas pela doença, o pais enfrentou instabilidade política, que repercutiu não só na saúde, mas em todas as áreas, chegando a todos os setores da economia, e, para a indústria automobilística, não foi diferente. Diversas fábricas foram fechadas e a escassez de insumos desabasteceu o mercado de veículos novos disparando os preços dos carros novos e seminovos; abrindo ainda margem ao repasse de aumentos de todo tipo na estrutura de custos das montadoras, em toda a cadeia de suprimentos, desde a energia utilizada até o frete de materiais. Diante desse cenário de falta de estoque e com a crescente demanda motivada pelo medo de contagio do COVID 19 em transporte público, ou mesmo com a insegurança de a qualquer momento esse transporte viesse a faltar, os preços tiveram uma alta significativa.

 Diante do cenário de insegurança que se instalava a cada dia, tornava se inviável ao consumidor a ideia de pagar um preço alto e ter uma longa fila de espera que ultrapassava cento e vinte dias, a única forma de driblar a situação era optar por veículos usados, para suprir a demanda. Como sempre acontece na lei de oferta e procura, tendo restrições nas opções de carros novos houve uma supervalorização os carros usados, que tiveram um aumento no valor de 20% de acordo com Tabela Fipe. Ao mesmo tempo em que houve a supervalorização, os aumentos de preço, houve também os decretos de restrições provocadas pelo lockdown, como medida preventiva obrigatória que consistia no bloqueio parcial e em alguns momentos total, como estratégia de desacelerar a propagação do Coronavírus, visto que as demais medidas de quarentena e isolamento social não foram suficientes para controlar a infecção. Isso fez com que o mercado de forma geral se tornasse instável e incerto, trazendo uma nova forma de trabalho, até então pouco utilizada, mas, que nesse período ganhou campo que é o mercado digital, que tornou-se uma ferramenta forte, utilizando as redes sociais, como forma de compra e venda. Diante desta nova forma de mercado, de acordo com algumas concessionárias, a procura por automóvel está muito alta a ponto do cliente tomar a decisão de comprar apenas por fotos e anúncios na internet, para que posteriormente a loja venha a realizar a entrega do veículo na residência do cliente, e após isso, resolver todos os tramites burocráticos. Contudo, os valores dos automóveis causaram uma queda de vendas no segundo semestre de 2022, porém será de uma forma gradual porque a demanda do produto ainda segue em alta e a oferta terá uma melhora relevante com relação aos anos que passaram.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

IMPACTO DA PANDEMIA (COVID-19) NA VALORIZAÇÃO DE CARROS NOVOS E SEMINOVOS NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2020 A 2022. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/930