A IMPORTÂNCIA DO LÍDER FRENTE À EQUIPE DE NEGÓCIOS NA ESTRATÉGIA E MOTIVAÇÃO DE VENDAS

Autores

  • Murilo Martins Marcos Faculdade FUTURA, Votuporanga – SP
  • Jéssica Vieira Faculdade FUTURA, Votuporanga – SP

Resumo

Desde o princípio dos tempos, a humanidade de forma geral e principalmente as corporações se dividem em níveis hierárquicos, onde os níveis superiores exercem funções de maior responsabilidade e poder sobre os demais. Porém, com o passar do tempo e com a evolução dos inúmeros processos organizacionais, percebe-se a necessidade de diferentes formas de lideranças (VÍCTOR; BRYTO, 2019). Ainda conforme Pereira (2017), se na década de 1910, Taylor e Fayol possuíam uma visão mecanicista do trabalho humano, em 1927 a Teoria das Relações Humanas começou a mudar este pensamento, pois as organizações passaram a perceber o funcionário como um colaborador, um parceiro e atribuem isto ao crescimento e à evolução do próprio mercado e às novas tecnologias emergentes. Foi a partir da década de 80 que a expressão Gestão Estratégica de Pessoas ganhou força, ressaltando as pessoas como fatores essenciais na conquista da vantagem competitiva e destacando a necessidade de alinhar-se a gestão de pessoas com a liderança organizacional (PEREIRA, 2017).

A liderança no atual mundo corporativo é uma questão fundamental a ser estudada e discutida, isso porque a figura do líder torna-se um elemento chave na condução das equipes, uma vez que ele é o responsável não só por criar as estratégias organizacionais, como também por desenvolver e motivar seus liderados para juntos atingirem os resultados pretendidos. Os profissionais esperam cada vez mais trabalhar de forma colaborativa, bem como os líderes relatam investir mais de 50% do seu tempo em ações relacionadas ao trabalho em equipes, porém apesar da percepção latente sobre os benefícios que estes grupos parecem proporcionar, as empresas ainda relatam uma defasagem dos profissionais com relação às competências necessárias para obterem uma atuação conjunta (VIEIRA, 2018).

Partindo desta premissa, o presente estudo visou discutir sobre a importância deste profissional para as empresas, especificamente dentro da área de vendas, destacando o papel do líder na promoção de técnicas motivacionais para as equipes que atuam com o cumprimento de metas. Desta forma, a respectiva pesquisa teve como objetivo principal evidenciar, através de uma revisão bibliográfica, a importância do líder nas organizações que atuam com vendas, destacando o seu papel motivacional.

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Publicado

05-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER FRENTE À EQUIPE DE NEGÓCIOS NA ESTRATÉGIA E MOTIVAÇÃO DE VENDAS. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/921