ANÁLISE DOS REGISTROS DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO CONFORME OS DADOS DO ANUÁRIO ESTATÍSTICO DE ACIDENTES DO TRABALHO DE 2015
Resumo
Nas últimas décadas, Gestão Ambiental e Saúde e Segurança do Trabalho são temas em pauta nas instituições que visam certificações, satisfação dos clientes ou evitar problemas com órgãos fiscalizadores. Devido à relevância para a sociedade organizada, sobretudo para os trabalhadores, a Saúde e Segurança do Trabalho visa proporcionar equilíbrio às partes envolvidas, pois os acidentes interrompem os sonhos dos trabalhadores, reduzindo-os a dependência de filantropia ou políticas públicas previdenciárias. Tendo como premissa os conceitos legais e a importância do assunto, este trabalho visa analisar, a partir dos dados do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2015, o comportamento de cada Região do Brasil, conforme o registro da Comunicação de Acidente do Trabalho, e quais os motivos de acidentes do trabalho e suas respectivas porcentagens. Os dados foram levantados por meio do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho de 2015 e as informações foram trabalhadas e apresentadas em quadros. Constatou-se que dos 612.632 acidentes do trabalho acontecidos no país, no de 2015, 82,1% foram realizados registro da Comunicação de Acidentes do Trabalho, com uma prevalência de 76,3% de acidentes típicos, 21,1% acidentes de trajeto e 2,6% doenças do trabalho. A Região Sudeste, distingue-se no registro da Comunicação de Acidentes do Trabalho em dois aspectos principais: tendo a maior média de registro da Comunicação de Acidentes do Trabalho entre as regiões (87,32%) e o estado do Espirito Santo com o maior índice (92,4%) de registros da Comunicação de Acidentes do Trabalho.
Palavras-chave: Anuário; comunicação; acidente.
Biografia dos autores:
Josivane Flávio de Lima Soares
Especialista em Gestão Ambiental e Segurança no Trabalho pela Faculdade Dom Alberto.
E-mail: djosivaneflavio@yahoo.com
Maria Emilia Schultz Soares
Especialista em Tutoria em Educação à Distância pela FAVENI, Gestão Educacional Integrada pela FARESE e Arte e Educação pela Isecub. Professora da FARESE
E-mail: mariaemiliaschultzsoares@yahoo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.