O USO DO SIMULADOR VIRTUAL PHET COLORADO NAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DEFINIDAS PELA BNCC NA ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Resumo
Na educação básica a área de Ciências da Natureza apresenta um papel relevante para o entendimento do mundo, no entanto muitas vezes os conteúdos abordados não geram compressão por parte dos alunos, ocasionando dificuldades para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, devido a forma de que o ensino de Ciências vem sendo exposto atualmente, despertando pouco interesse por parte dos alunos (SANTOS, 2013). Diante disso, propõe-se com este estudo demonstrar estratégias de ensino que despertassem o interesse do aluno e a compreensão de conceitos discutidos nas disciplinas que compõem a área de ciências da natureza, como a física, biologia e a química de forma significativa.
Diversos autores como Machado (2016), Lunardi; Rakoski; Forigo (2021), Anjos e Silva (2018), Kenski (2007), Gregório, Oliveira, De Matos (2016) e Coelho (2002), citam as contribuições do emprego das tecnologias digitais para o processo de ensino aprendizagem, desta forma é necessário ter conhecimento das ferramentas tecnológicas, para que se possa aprimorar as aulas possibilitando a aprendizagem dos estudantes.
O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a eficácia da utilização do simulador virtual PhET Colorado no ensino da área de ciências da natureza, trazendo uma breve demonstração desses recursos para serem trabalhados no ensino médio. A plataforma do PhET Colorado foi selecionada para realização deste trabalho por oferecer, gratuitamente, simulações de fenômenos biológicos, químicos e físicos de forma divertida e interativa.
Na BNCC é citado as competências da área de ciências da natureza, em que é mencionado a importância de assimilar, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais nas práticas escolares para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2017).
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