UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A FALA DE IDOSOS E ADOLESCENTES

Autores

  • Robertiana Oliveira de Moura Alves Secretaria de Educação de Potiretama, Potiretama, CE.

Resumo

A língua é o instrumento fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que homens e mulheres se comunicam, têm acesso à informação, expressão e defendem pontos de vistas, partilham ou constroem visões de mundo, produzem cultura e participam efetivamente da sociedade.

Nas diversas situações comunicativas, podem existir maneiras diferentes de se dizer uma mesma coisa, o que vale dizer que as línguas são sujeitas às variações, que podem, ou não, desencadear mudanças. Pode-se perceber numa língua, continuamente, a existência de formas diferentes com um mesmo significado ou função comunicativa.

A partir disso, o presente trabalho (Uma Análise Comparativa Entre a Fala de Idosos e Adolescentes) teve como objetivo geral: averiguar a realidade linguística do  município de Potiretama, identificando os elementos lexicais que caracterizam a fala dos idosos e adolescentes da zona rural deste, para fornecer dados que possibilitem uma descrição dos traços semântico-lexicais da língua portuguesa, oferecendo elementos que contribuam para o planejamento de estudo da língua em bases realísticas e científicas, a fim de confirmamos a hipótese de que há uma variedade de língua oral específica da realidade sociocultural em observação.

Como objetivos específicos, disponhamos pesquisar itens lexicais dos campos semânticos homem e sociedade, específicos da linguagem oral, de uma amostragem de idosos e adolescentes de Caatinga do Atanásio, zona rural do município de Potiretama. Para confirmamos que os termos lexicais utilizados pelos idosos e adolescentes da zona rural de Potiretama, em relação ao campo homem e sociedade caracterizam seu perfil social, geográfico e linguístico.

Buscar as motivações significativas que proporcionam aos idosos e adolescentes o uso de termos e expressões diferentes para os mesmos fenômenos linguísticos. Reiterando que a escolaridade, a faixa etária e o sexo são motivadores significativos para que os falantes utilizem diferentes termos lexicais para os mesmos fenômenos linguísticos.

 Detectar por meio dos dados linguísticos coletados, traços e características da cultura linguística oral dos idosos e adolescentes potiretamenses. Comprovando que os dados coletados proporcionam um perfil semântico-lexical da realidade linguística dos idosos e adolescentes da zona rural de Caatinga do Atanásio. Analisar e documentar semanticamente termos e expressões utilizados pelos idosos e adolescentes da zona rural de Potiretama.

Registrando assim, uma variedade linguística própria dos grupos pesquisados, que servirão de suporte para futuros trabalhos a ser desenvolvidos no âmbito das disciplinas que têm como base o estudo da língua.

O trabalha é uma monografia organizada em três capítulos. Dentre outras razões, nosso trabalho justificou-se por ser o primeiro trabalho acadêmico no município de Potiretama que envolve não somente a variação linguística de determinados grupos sociais, mas também a análise comparativa entre os dados linguísticos coletados nos dois grupos em observação, sendo possível realizar a documentação. Analisando linguisticamente os termos dos campos Homem e Sociedade pesquisados, consideraremos os fatores diatópicos e diastráticos que influenciam nas realizações de uso das variações linguísticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar