AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM GRANJAS DE GALINHAS POEDEIRAS EM SANTA MARIA DE JETIBÁ - ES
Resumo
Este artigo tem por finalidade avaliar a eficiência energética em uma granja de galinhas poedeiras, no município de Santa Maria de Jetibá-ES. Por meio do método de lúmens, foi calculado a quantidade de lâmpadas de LED necessárias para atender a luminosidade ideal. Além disso, avaliou-se as condições operacionais dos motores monofásicos de 750 W e 1500 W. Os resultados mostram que, as 40 lâmpadas fluorescentes, ao serem substituídas por 20 lâmpadas LED, obteve-se a quantidade de lúmens sem afetar o desempenho da granja, além de reduzir o consumo de 63,36 Kwh por mês, para 25,2 Kwh por mês. Ao substituir o motor, o consumo teve decréscimo de 101,25 Kwh mês para 11,25 Kwh mês, totalizando uma economia de R$ 7.638,30 por ano, correspondendo 77,86 %. Com isso, espera-se que este trabalho possa servir de exemplo para reduzir o consumo de energia de outras granjas, visto que a avicultura é um dos principais alicerces do desenvolvimento não só do município em estudo, como também do estado.
Palavras-chave: eficiência energética; granja poedeira; lúmens; sustentabilidade.
Biografia dos autores:
Michelle Borchardt
Graduada em Engenharia Ambiental pela FARESE.
E-mail: michelleborchardt2015@gmail.com
Gemael Barbosa Lima
Graduado em Engenharia Ambiental, Mestre em Engenharia Ambiental (UFES). Docente da FARESE.
E-mail: gemaelbl@yahoo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.