UMA REFLEXÃO SOBRE A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO COM BASE NA RUMINAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Vagner Luís de Jesus Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.

Resumo

O presente trabalho pretende tratar a problemática da fixação do conteúdo matemático para estudantes surdos, bem como, o avanço e o desenvolvimento das etapas, através do exercício de reforço e releitura do material apresentado, usando a técnica da ruminação pedagógica e apoiado na comunicação da Libras – Língua Brasileira de Sinais, criando condições de melhor compreensão e esclarecimento, promovendo um período extra para o aprofundamento do material apresentado na sala de aula regular e habilitando o estudante para a evolução e sequência do conteúdo formal curricular da disciplina de Matemática do fundamental II é composto por uma material extenso e complexo, trata-se de criar a alfabetização e letramento matemático do estudante e prepará-lo para as próximas etapas que apresentam maior complexidade e dependem da base de raciocínio lógico e capacidade de cálculo adquiridos no processo da matéria. Isso é um desafio para estudantes regulares que não apresentam nenhuma deficiência, entretanto, existe ainda um maior esforço e preocupação quando se refere a estudantes com deficiência e especificamente o estudante surdo que não consegue ouvir de forma eficaz a explicação do professor durante a exposição do problema e sua resolução.

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Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

UMA REFLEXÃO SOBRE A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO MATEMÁTICO COM BASE NA RUMINAÇÃO PEDAGÓGICA. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/993