AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Sandra Canal Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Helenilze Espíndula Rossi Coser Zanoni Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Agnes Lang Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP

Resumo

É sabido que a inclusão escolar é um processo complexo, que permeia todos os setores da escola e seus agentes educacionais. Atualmente, este processo ainda está em construção, sendo percebido como “[...] um desafio para as escolas brasileiras, pois o direito educacional não se restringe apenas ao acesso consolidado na matrícula [...] se refere à participação e efetiva apropriação de conhecimento” (GALVANI; MENDES, 2018, p. 147). Ou seja, não importa somente que os estudantes estejam matriculados, mas que lhes seja possível participar o mais democraticamente dos espaços em que estão inseridos de maneira legítima, garantindo seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Amaral (2003, p. 12), afirma que “[...] incluir é fazer parte, é compreender, é ser compreendido.” Nesse viés, ensinar é uma tarefa complexa, e quando o docente se propõe a ensinar os estudantes com deficiência, essa responsabilidade torna-se mais árdua.

De acordo com Ribeiro e André (2020, p. 210) o ambiente escolar é o lugar adequado para “[...] o processo de ensino aprendizagem sistematizado [...]”, visto que é preciso oportunizar acesso a um currículo básico, com adequações de acordo com as especificidades de cada sujeito. Esta concepção é corroborada por Santos, Santiago e Melo (2015, p. 109), para quem “O processo de inclusão em educação está fortemente vinculado à participação, que significa aprender junto com os outros, ampliando experiências e, sobretudo, exercendo a capacidade de decisão e progressiva autonomia.”

Visto desta maneira, a inclusão possibilita uma reorganização no ambiente escolar, pois engloba desde a acessibilidade até a prática pedagógica. O processo inclusivo perpassa tanto o currículo quanto a classe; envolve tanto os elementos concretos quanto os subjetivos. Mantoan (2006, p. 19) ressalta que “[...] a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral.” (MANTOAN, 2006, p. 19)

Desse modo, este estudo trata da importância da arte no desenvolvimento dos estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado - AEE, apresentando como objetivo valorizar as habilidades e incentivar a criatividade, além de abordar a compreensão do processo de reaproveitamento de materiais diversificados, propiciando aos estudantes com deficiência as mesmas oportunidades que os demais estudantes. Da mesma forma, busca considerar suas capacidades e respeitar suas especificidades, uma vez que a inclusão rompe as barreiras existentes e abre caminhos para uma nova visão que possibilita dar lugar à dessemelhança.

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Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE PARA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/979