DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA ESCOLA ELBER ALBUQUERQUE AGUIAR EM MORAÚJO-CE: UM OLHAR VOLTADO PARA A QUALIDADE DO ENSINO
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de realizar um diagnóstico ambiental das principais características da Escola Élber Albuquerque Aguiar no Município de Moraújo, localizado no Ceará. No decorrer da pesquisa serão apresentadas algumas imagens, gráficos, mapas e ilustrações que mostram como será realizada a pesquisa.
Através da análise do histórico da referida escola, faz-se perceptível a apresentação de bons índices de aprendizado, ou seja, notas satisfatórias. Todavia, a infraestrutura do prédio não seguiu esse mesmo ritmo de desenvolvimento, pois nunca apresentou salas e cômodos adequados e confortáveis para seus funcionários e alunos. Ademais, não há áreas e espaços de lazer ou até mesmo perto das salas, com uma arborização, que, de certa forma, acaba por trazer um conforto térmico adequado.
A Educação Ambiental (EA) vem de uma necessidade de uma reparação sobre o ambiente, nos traz uma nova forma de ler a realidade e de como atuar sobre ela. Dessa forma surgem novas propostas educativas, novas visões de mundo. (MACHADO et al., 2010)
De acordo com essa preocupação nos últimos anos, os estudos e pesquisas a respeito do tema, tem-se intensificado, pois a educação ambiental está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, as ações e até mesmo os resultados futuros, em consequência disto, se faz preciso e necessário o estudo e cuidado com essa temática nas instituições de ensino, e nos meios gerais da sociedade, evidenciando os bons resultados que podem vir a acontecer, como também mostrando as consequências que podem surgir, com a carência destes cuidados com o meio ambiente, se tratando exclusivamente nesta pesquisa, sobre a escola.
A devida pesquisa tem como incumbência mostrar os problemas e as causas do desconforto dos envolvidos na escola, e que possam influenciar de maneira negativa os trabalhos e estudos nesse ambiente, a partir da pesquisa que será feita, e depois, propor algumas medidas capazes de melhorar e quem sabe combater essa realidade, de maneira gradativa e a longo prazo.
Partindo da preocupação com o meio ambiente, a pesquisa possui relevância, pois se volta para uma consciência sustentável da escola Élber Albuquerque Aguiar, tornando possível fazer um diagnóstico dos possíveis problemas e causas do desconforto dos funcionários e alunos no cotidiano escolar, propondo, posteriormente aos estudos, medidas capazes de melhorar essa realidade e procurar de maneira gradativa e a longo prazo contribuir para melhores resultados, advindos, por sua vez, de um ambiente mais adequado e confortável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.