O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO E SEUS DESAFIOS
Resumo
Nos dias atuais, percebe-se que o gênero dissertativo-argumentativo está presente no ambiente escolar e fora dele. Essa tipologia textual é solicitada na redação do Enem e também em vestibulares de diversas Universidades, sendo parte importante no ingresso para o ensino superior
Contudo, percebe-se que apesar das escolas trabalharem com esse gênero textual em sala de aula, os estudantes enfrentam muitos desafios em sua escrita. Dessa forma, a escrita dessa tipologia textual torna-se algo frustrante para os discentes, sendo necessário que os professores auxiliem-os, estimulando uma escrita leve e prazerosa.
Sendo assim, a partir destas observações, nota-se a necessidade de reconhecer a real importância da escrita do texto dissertativo-argumentativo para os estudantes, entendendo os principais desafios encontrados em sua produção e estimulando a necessidade do trabalho em sala de aula com o objetivo de preparar os discentes para as provas avaliativas que proporcionam o ingresso no ensino superior.
Acredita-se que a dissertação argumentativa é muito importante para os estudantes, pois proporciona que eles tornem-se sujeitos reflexivos, estimulando a necessidade da leitura e da escrita para o desenvolvimento do conhecimento de mundo. Dessa maneira, pensa-se que a escola e os professores precisam auxiliar os discentes na preparação para a escrita dessa tipologia textual.
O presente artigo é de extrema importância para os estudantes, sobretudo do ensino médio, pois eles precisam entender que o texto dissertativo-argumentativo é muito importante, tanto para sua vida acadêmica, quanto social. Além do mais, é necessário que eles preparem-se, reconheçam que a escrita precisa ser relevante e que a leitura é fundamental para uma boa produção.
O presente artigo foi desenvolvido, a partir de pesquisas bibliográficas realizadas, através da internet, tendo o auxílio de livros e artigos de diversos autores. Autores como Peres e Sturm (2015), Garcez e Correâ (2016), Cavalcante (2018) e Tavares e Cardoso (2018), tiveram grande relevância bibliográfica neste trabalho.
A estrutura do artigo está dividida em resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Sendo que o desenvolvimento está dividido em quatro subtítulos: Os desafios dos estudantes em produzir um texto dissertativo-argumentativo, a dissertação argumentativa em sala de aula, o texto dissertativo-argumentativo na redação do Enem e a escrita do texto dissertativo-argumentativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.