O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO E SEUS DESAFIOS

Autores

  • Jordana dos Santos Rodrigues Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.

Resumo

Nos dias atuais, percebe-se que o gênero dissertativo-argumentativo está presente no ambiente escolar e fora dele. Essa tipologia textual é solicitada na redação do Enem e também em vestibulares de diversas Universidades, sendo parte importante no ingresso para o ensino superior

Contudo, percebe-se que apesar das escolas trabalharem com esse gênero textual em sala de aula, os estudantes enfrentam muitos desafios em sua escrita. Dessa forma, a escrita dessa tipologia textual torna-se algo frustrante para os discentes, sendo necessário que os professores auxiliem-os, estimulando uma escrita leve e prazerosa.

Sendo assim, a partir destas observações, nota-se a necessidade de reconhecer a real importância da escrita do texto dissertativo-argumentativo para os estudantes, entendendo os principais desafios encontrados em sua produção e estimulando a necessidade do trabalho em sala de aula com o objetivo de preparar os discentes para as provas avaliativas que proporcionam o ingresso no ensino superior.

Acredita-se que a dissertação argumentativa é muito importante para os estudantes, pois proporciona que eles tornem-se sujeitos reflexivos, estimulando a necessidade da leitura e da escrita para o desenvolvimento do conhecimento de mundo. Dessa maneira, pensa-se que a escola e os professores precisam auxiliar os discentes na preparação para a escrita dessa tipologia textual.

O presente artigo é de extrema importância para os estudantes, sobretudo do ensino médio, pois eles precisam entender que o texto dissertativo-argumentativo é muito importante, tanto para sua vida acadêmica, quanto social. Além do mais, é necessário que eles preparem-se, reconheçam que a escrita precisa ser relevante e que a leitura é fundamental para uma boa produção.

O presente artigo foi desenvolvido, a partir de pesquisas bibliográficas realizadas, através da internet, tendo o auxílio de livros e artigos de diversos autores. Autores como Peres e Sturm (2015), Garcez e Correâ (2016), Cavalcante (2018) e Tavares e Cardoso (2018), tiveram grande relevância bibliográfica neste trabalho.

A estrutura do artigo está dividida em resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Sendo que o  desenvolvimento está dividido em quatro subtítulos: Os desafios dos estudantes em produzir um texto dissertativo-argumentativo, a dissertação argumentativa em sala de aula, o texto dissertativo-argumentativo na redação do Enem e  a escrita do texto dissertativo-argumentativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI