DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVA DOS TUTORES

Autores

  • Danilo Roberto da Silva Filho Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP
  • Wellerson Barbosa Martins Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP

Resumo

O avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos trouxe consigo melhorias em diversas áreas da sociedade, como comércio, saúde, política, cultura e entretenimento. O mesmo ocorreu com a educação, onde diversas tecnologias foram criadas e implementadas como facilitadores. Assim, equipamentos, aplicativos e metodologias fazem parte do atual sistema de ensino, desde a educação básica até o ensino superior. A educação sempre esteve atrelada não somente na busca por conhecimento como também na qualidade de vida, seja na conclusão dos estudos básicos ou até mesmo na capacitação profissional.

O mercado atual está cada vez mais exigente com a qualificação profissional, por outro lado, a falta de tempo é um empecilho crescente descrito por uma parcela significativa da sociedade. Assim, a Educação a Distância (EAD) assume o importante papel de “facilitador” na aquisição destas habilidades.

Nesta modalidade de ensino, as tecnologias de informação e comunicação são efetivadas e utilizadas intensamente, possuindo como característica, a separação física e/ou temporalmente entre professores e alunos. Nunes (1994), descreve que a educação a distância é um recurso incalculável capaz de atender grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades, além disso, ele considera que pode ocorrer sem riscos de redução na qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.

A flexibilidade oferecida pelo EAD pode ser compreendida não somente como uma vantagem como também uma desvantagem. Isso dependerá basicamente do discente em sua trajetória. Conforme Freitas (2005), a possibilidade de estudar em horários de sua conveniência, configura como vantagem para os cursistas, permitindo ao discente a decisão sobre o ritmo de estudo. No entanto, ela também descreve que essa mesma flexibilidade pode tornar-se uma desvantagem para aqueles que não possuem hábito de estudo independente e para os que tendem a procrastinar.

A partir da conjuntura apresentada sobre os benefícios que o avanço tecnológico trouxe para a educação, principalmente a flexibilidade imposta pela EAD, este trabalho pretende identificar os principais fatores que influenciam negativamente no desempenho dos discentes durante o processo de aprendizagem nesta modalidade de ensino. Para tanto, foi realizado um levantamento de informações através de um formulário aplicado a tutores atuantes no ensino superior de alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação.

Este trabalho justifica-se por apontar fatores que influenciam de forma negativa no processo de aprendizagem, sendo observados por profissionais próximos aos discentes. Além disso, os dados obtidos poderão ser utilizados para sugerir medidas “corretivas”.

O texto é dividido em três partes: na primeira será apresentada a metodologia utilizada para o estudo; na segunda, serão discutidos os dados obtidos durante a coleta; na terceira e última parte, as considerações finais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVA DOS TUTORES. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/949