O IMPACTO DA MARCA NA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE
Resumo
Atualmente, o mercado vem sofrendo mudanças e os consumidores são bombardeados por infinitas novidades. Segundo Roberts (2005) o consumidor apesar da variedade, tem suas marcas favoritas e entende que as mesmas não irão decepcionar, ou seja, o que antes simbolizava apenas um nome, passou a representar uma relação de confiança. O objetivo do artigo será discutir como a marca gera impacto na escolha e fidelização do cliente. Esse trabalho também se justifica pelo fato da comunicação está sofrendo mudanças e o comportamento do consumidor atualmente mais crítico, exigente e menos fiel. Hoje as informações estão mais rápidas e acessíveis via dispositivo móvel, como o celular. Temos atualmente uma variedade de produtos e serviços de todos os possíveis segmentos e a disputa pelo mercado e seus clientes faz com que as marcas busquem novas estratégias de comunicação e marketing para fidelização. Quando uma marca se confunde com o produto? Certamente, você já utilizou um cotonete para limpar os ouvidos, um Bombril para retirar sujeiras de uma panela, anotou na lista de supermercado Maizena ao invés de Amido de Milho, usou uma Gillete pra fazer a barba. Algumas marcas ganham o status de produto quando o mesmo ganha relevância. Acredita-se que é o alge do sucesso de uma marca quando isso acontece, pois demonstra uma conexão pessoal entre consumidor e marca. Como cita Kotler (2012) já não basta simplesmente atrair clientes, é necessário encantá-los. Os consumidores são impactados por informações a todo momento, no trabalho, em casa, pela internet, na televisão e sempre são bombardeados por algum tipo de propaganda seja ela somente com imagens, vídeos ou mensagens. Além de produtos com qualidade, a empresa deve carregar uma marca e um conjunto de benefícios que o negócio possa oferecer para conquistar mais clientes. As empresas tentam se aproveitar ao máximo para conseguir convencer o consumidor comprar sua marca, provavelmente já escolhemos e compramos uma marca pela fixação da imagem e da boa lembrança na nossa mente. É exatamente essa lembrança positiva que faz parte do que a marca é. As relações que a marca tem com seu cliente, são fatores muito relevantes dessa interferência, ou seja, todos os posicionamentos seguem uma estratégia, assim como a qualidade oferecida em seus produtos e serviços. A marca também está presente no melhor atendimento ao cliente e na qualidade com que esse atendimento é realizado. Nesse sentido, é fundamental que a marca se sobressaia em relação às demais concorrentes, assim, a mesma só tende a ganhar e influenciar cada vez mais no comportamento do consumidor, criando uma espécie de fidelidade a marca.
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