CORRELAÇÃO DOS POLIFENÓIS E O DESEMPENHO FÍSICO EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
A relação entre nutrição e exercício físico está cada vez mais solidificada (DURAN, et al. 2004). O exercício físico gera efeitos positivos não só quanto à perda de peso pelo aumento de gasto energético, mas também beneficia fatores do sistema metabólico e cardiovascular (MATSUURA, MEIRELLES & GOMES, 2006). Por outro lado, o exercício físico aumenta a produção de radicais livres que são átomos ou moléculas reativas que podem causar danos a diversas funções fisiológicas do organismo. O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes pode gerar efeitos nocivos para o mesmo, causando lesões musculares e danos celulares, prejudicando o desempenho dos atletas e causando o envelhecimento precoce (GOMES, SILVA & OLIVEIRA, 2012).
Nesse sentido, podemos observar que diante desse desequilíbrio provocado pelos oxidantes e antioxidantes devido a prática de exercício físico o que estimula a produção desses radicais livres leva a uma necessidade de buscar-se metabólitos como os polifenóis, capazes de promover uma ação antioxidante produzido pelos radicais nas células dos praticantes de exercício físico.
Os polifenóis (PPs) são compostos orgânicos que ocorrem naturalmente e são abundantemente encontrados em diferentes plantas, frutas, vegetais, nozes, sementes, flores, chá e bebidas (PANDEY & RIZVI, 2009). Os PPs são mais valiosos por causa de sua diversidade, bioatividade, fácil acessibilidade e especificidade da resposta, com efeitos de menor toxicidade. No entanto, o metabolismo rápido e a baixa biodisponibilidade são suas principais desvantagens (RASOULI, FARZAEI & REZA KHODARAHMI, 2007).
Considerando que exercícios físicos extenuantes acentuam expressivamente a produção de radicais livres, sendo estes causadores de danos celulares irreversíveis inclusive ao tecido muscular, a pesquisa tem como problemática de estudo: existe relação entre os efeitos dos polifenóis e o desempenho físico em praticantes de atividade física?
Portanto, a pesquisa tem como objetivo geral conhecer a relação entre polifenóis e o desempenho físico em praticantes de exercício físico. Os objetivos específicos busca conhecer os benefícios destes compostos sobre o desempenho físico e refletir da importância do consumo dos polifenóis na dieta de praticantes de exercício físico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.