CORRELAÇÃO DOS POLIFENÓIS E O DESEMPENHO FÍSICO EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Bruna Patrícia Viana da Silva Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.

Resumo

A relação entre nutrição e exercício físico está cada vez mais solidificada (DURAN, et al. 2004). O exercício físico gera efeitos positivos não só quanto à perda de peso pelo aumento de gasto energético, mas também beneficia fatores do sistema metabólico e cardiovascular (MATSUURA, MEIRELLES & GOMES, 2006).  Por outro lado, o exercício físico aumenta a produção de radicais livres que são átomos ou moléculas reativas que podem causar danos a diversas funções fisiológicas do organismo. O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes pode gerar efeitos nocivos para o mesmo, causando lesões musculares e danos celulares, prejudicando o desempenho dos atletas e causando o envelhecimento precoce (GOMES, SILVA & OLIVEIRA, 2012).

Nesse sentido, podemos observar que diante desse desequilíbrio provocado pelos oxidantes e antioxidantes devido a prática de exercício físico o que estimula a produção desses radicais livres leva a uma necessidade de buscar-se metabólitos como os polifenóis, capazes de promover uma ação antioxidante produzido pelos radicais nas células dos praticantes de exercício físico.

Os polifenóis (PPs) são compostos orgânicos que ocorrem naturalmente e são abundantemente encontrados em diferentes plantas, frutas, vegetais, nozes, sementes, flores, chá e bebidas (PANDEY & RIZVI, 2009). Os PPs são mais valiosos por causa de sua diversidade, bioatividade, fácil acessibilidade e especificidade da resposta, com efeitos de menor toxicidade. No entanto, o metabolismo rápido e a baixa biodisponibilidade são suas principais desvantagens (RASOULI, FARZAEI & REZA KHODARAHMI, 2007).

Considerando que exercícios físicos extenuantes acentuam expressivamente a produção de radicais livres, sendo estes causadores de danos celulares irreversíveis inclusive ao tecido muscular, a pesquisa tem como problemática de estudo: existe relação entre os efeitos dos polifenóis e o desempenho físico em praticantes de atividade física?

Portanto, a pesquisa tem como objetivo geral conhecer a relação entre polifenóis e o desempenho físico em praticantes de exercício físico. Os objetivos específicos busca conhecer os benefícios destes compostos sobre o desempenho físico e refletir da importância do consumo dos polifenóis na dieta de praticantes de exercício físico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

CORRELAÇÃO DOS POLIFENÓIS E O DESEMPENHO FÍSICO EM PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/947