ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA PRESENTES NO ENEM

Autores

  • Rafael Douglas Diógenes Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.
  • Rosali Martins Silva Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.

Resumo

A avaliação escolar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho do educador, que acompanha o processo de ensino-aprendizagem, sendo comparados com os objetivos proposto para constatar progressos, dificuldades, com o intuito de reorientar o trabalho com as correções necessárias (LIBÂNEO, 2013).

A avaliação educacional é um campo de estudo abrangente, com teorias, processos e métodos específicos, mas também subáreas que possuem características diferentes, como a avaliação de sistemas educacionais, avaliação de desempenho escolar em nível de sala de aula, avaliação institucional, avaliação de programas, auto avaliação, (GATTI, 2009).

Após estudos realizado pelo Ministério da Educação (MEC) com o programa EDURURAL e avaliação externa realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Fundação Carlos Chagas, criou-se o Sistema Nacional do Ensino Público (SAEP) no ano de 1988.

Em 1991 passou a chamar-se de SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), após ser aplicada a nível nacional estando sob responsabilidade do MEC e desenvolvidas pelo INEP (GONÇALVES; SOUZA; LAMONATO, 2017).

Em 1998 o Instituto Brasileiro de Pesquisas Educacionais (INEP) e o Ministério da Educação (MEC) criaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio brasileiro (SILVEIRA; BARBOSA; SILVA, 2015).

O objetivo deste trabalho é averiguar os conteúdos de Biologia presentes nas provas de Ciências Natureza no período de 2015 a 2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar