PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTO NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DE UM ESCRITÓRIO CONTABIL EM SANTA TERESA, ES

Autores

  • Karolayne Mattedi dos Santos Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Leandra Bonatti de Oliveira Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Maiara Fadini Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Rafaela Bridi Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Walter Avancini Netto Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Jóici Schaffer Soares de Almeida Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Simone Batista Fernandes Estevão Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Helenilze Espindula Rossi Coser Zanoni Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Aramis da Silva Monteiro Ponat Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Cleidir José Furlani Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES
  • Rodrigo Nippes Faculdade da Região Serrana - FARESE, Santa Maria de Jetibá, ES

Resumo

O mundo se deparou com uma pandemia, COVID-19, originada na China no ano de 2019, a qual infectou milhões de pessoas, causando muitas mortes. A pandemia afetou diversos setores e gerou uma grande crise econômica, além de afetar também o comportamento das pessoas e organizações. Dentre as principais medidas adotadas para o controle de novos casos e o colapso no sistema de saúde, destacaram-se as quarentenas e o isolamento social. As fortes pressões econômicas, políticas e sociais conduziram o fechamento de várias empresas e, as empresas que se mantiveram no mercado, sentiram a necessidade de modificar sua forma de se relacionar e atender ao público interno e externo.

Os escritórios contábeis e os profissionais da contabilidade também precisaram adaptar-se a uma nova rotina de trabalho, com a inclusão do home Office e aumento de atendimento quanto às novas medidas emergenciais de seus clientes (BARBOSA et al.2021).  Nesse cenário, o contador tem um papel fundamental na orientação dos empresários, na medida em que esses têm buscado meios para minimizar os impactos da pandemia em seus negócios. A esse respeito, Araujo e Silva (2021), salientam que os contadores devem estar atentos às mudanças no ambiente econômico e no próprio processo de modernização das empresas, especialmente nesse momento, no qual poucos imaginaram que seriam necessárias tantas mudanças em um curto espaço de tempo.

Diante disso, este artigo objetiva analisar o impacto da pandemia COVID-19, no comportamento organizacional de um escritório contábil, localizado no município de Santa Teresa, ES e justifica-se pelo próprio cenário econômico imposto pela pandemia COVID-19, e a atuação do profissional contador frente a esta nova realidade laboral, a qual possibilita reflexões sobre possíveis caminhos a seguir diante deste novo cenário. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

05-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTO NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DE UM ESCRITÓRIO CONTABIL EM SANTA TERESA, ES . (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/936