PANDEMIA DO COVID-19: IMPACTO NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DE UM ESCRITÓRIO CONTABIL EM SANTA TERESA, ES
Resumo
O mundo se deparou com uma pandemia, COVID-19, originada na China no ano de 2019, a qual infectou milhões de pessoas, causando muitas mortes. A pandemia afetou diversos setores e gerou uma grande crise econômica, além de afetar também o comportamento das pessoas e organizações. Dentre as principais medidas adotadas para o controle de novos casos e o colapso no sistema de saúde, destacaram-se as quarentenas e o isolamento social. As fortes pressões econômicas, políticas e sociais conduziram o fechamento de várias empresas e, as empresas que se mantiveram no mercado, sentiram a necessidade de modificar sua forma de se relacionar e atender ao público interno e externo.
Os escritórios contábeis e os profissionais da contabilidade também precisaram adaptar-se a uma nova rotina de trabalho, com a inclusão do home Office e aumento de atendimento quanto às novas medidas emergenciais de seus clientes (BARBOSA et al.2021). Nesse cenário, o contador tem um papel fundamental na orientação dos empresários, na medida em que esses têm buscado meios para minimizar os impactos da pandemia em seus negócios. A esse respeito, Araujo e Silva (2021), salientam que os contadores devem estar atentos às mudanças no ambiente econômico e no próprio processo de modernização das empresas, especialmente nesse momento, no qual poucos imaginaram que seriam necessárias tantas mudanças em um curto espaço de tempo.
Diante disso, este artigo objetiva analisar o impacto da pandemia COVID-19, no comportamento organizacional de um escritório contábil, localizado no município de Santa Teresa, ES e justifica-se pelo próprio cenário econômico imposto pela pandemia COVID-19, e a atuação do profissional contador frente a esta nova realidade laboral, a qual possibilita reflexões sobre possíveis caminhos a seguir diante deste novo cenário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.