LIXO NOS OCEANOS: UMA REVISÃO SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO E OS RESÍDUOS PLÁSTICOS, ENCONTRADOS NOS OCEANOS.
Resumo
Neste trabalho será abordado o problema do lixo no mar e os riscos que esse lixo trás tanto para os animais marinho quanto para os seres humanos em geral, dada a importância do oceano para a vida na Terra, o oceano cobre mais da metade da superfície terrestre e influencia a Terra através de sua ação no clima, por exemplo. Também será abordada a forma como esse lixo tem como destino os oceanos e como o consumo desenfreado de plástico e o descarte socialmente irresponsável de resíduos contribui para o aumento dessa problemática. Também é citado o microplástico, detritos do plástico menores que 5 milímetros e que contaminam os oceanos, rios e até o nosso ar. Foi feito um estudo de caso sobre a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, uma extensa faixa de lixo flutuante no oceano formada por 94% de microplásticos. Esse trabalho, que teve como metodologia revisão bibliográfica, tem como objetivo a conscientização dos leitores sobre os impactos do lixo jogado direta ou indiretamente nos oceanos. Sugeriu-se como conclusão que a ação humana socialmente irresponsável direta ou indiretamente é causa desse problema e que é necessário uma mudança no modo como tratamos esses resíduos para uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.