DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA FRENTE À FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA E PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Desconsideração, Personalidade, Jurídica, VéuResumo
O presente artigo traz a possibilidade de aplicação da desconsideração da personalidade jurídica por meio de um incidente processual, ou seja, no curso de um processo judicial, ou por pedido em petição inicial, como causa principal.
Tal instituto processual civil visa levantar o “véu” da personalidade jurídica da entidade, para analisá-la de maneira a identificar confusões de direitos e obrigações entre ela e seus sócios e/ou administradores.
A função é alcançar sociedades cujos sócios e/ou administradores estejam desviando a finalidade da pessoa jurídica, confundindo seus patrimônios pessoais com o dela, fraudando ou abusando de suas funções.
Sendo assim, este instituto tem grande força para cooperar com a proteção da empresa e de sua função social, garantir maior segurança jurídica a seus credores e proporcionar melhor controle de atos ilícitos, por ser um meio judicial capaz de fiscalizar entidades e seus sócios e/ou administradores, adentrando e distinguindo seus patrimônios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.