VITAMINA D E A RELAÇÃO COM A ESCLEROSE MÚLTIPLA
Resumo
A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constate e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.
A vitamina D é importante para as funções de todas as células, inclusive do sistema imunológico. Existem evidências de que baixos níveis séricos de Vitamina D são um fator de risco para o desenvolvimento de EM.
O propósito desta pesquisa é explicar como a vitamina D auxilia na prevenção da EM. Trata-se de estudo de abordagem exploratória qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e a busca de publicações indexadas em bases de dados como EBSCO HOST, SciElo, Google Acadêmico e PubMed.
A necessidade de entender a relação entre a vitamina D e a EM é importante no âmbito de tratamento e prevenção de doenças autoimunes de forma natural, com o uso de suplemento vitamínico. Levando em conta uma vitamina que é estudada atualmente como um hormônio sintetizado pelo próprio corpo, seu uso para um tratamento de uma doença autoimune evidencia um avanço na área da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.